Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13314
Título: Da técnica ao ensino superior : um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro.
Título(s) alternativo(s): From technique to higher education : a look at training in fashion in Southeast Brazil.
Autor(es): Dulci, Luciana Crivellari
Palavras-chave: Currículo
Data do documento: 2020
Referência: DULCI, L. C. Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 4, n. 2, p.135-151, jun./set. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16407>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: O ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990. Inicialmente foi oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil, a partir de um recorte da Região Sudeste e evidenciar, através de análises que envolvem um olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como sobre aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para esta análise, realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país.
Resumo em outra língua: Higher education in Fashion Design began in Brazil around the 1990s. Initially offered by the private sector, at a time of increasing urbanization, industrialization and demands from market sectors. The central concern of this article is to reflect on the constitution, at a higher level, of the formation in Fashion in Brazil, from a section of the Southeast region and to show, through analyzes that involve a look at the curricular matrices of these courses, as well as on historical and social aspects, the causes and objectives of transposing traditionally technical training to higher education. For this analysis, a survey was conducted on secondary data on the social phenomenon of fashion and the expansion policies of Brazilian higher education, as well as the curri cular matrices of bachelor’s degrees and technological courses in Fashion, in public and private institutions in the country.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13314
DOI: https://doi.org/10.5965/25944630422020135
ISSN: 2594-4630
Licença: O periódico Revista de Ensino em Artes, Moda e Design permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2158> . Acesso em: 23 maio 2021.
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TécnicaEnsinoSuperior.pdf637,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.