Burnout e o silêncio organizacional.

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Data
2020
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Resumo
Idealmente, os funcionários deveriam compartilhar suas ideias, opiniões e informações com a organização. Entretanto, muitos deles tomam a decisão de não o fazer, fenômeno que se convencionou denominar de silêncio organizacional. Com o intuito de investigar essa temática, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência que cada dimensão da Síndrome de Burnout exerce sobre o silêncio organizacional. Para coleta de dados, empregou-se o método survey. A amostra foi composta por 276 trabalhadores das cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e Itabirito, todas localizadas no estado de Minas Gerais. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. A partir dos resultados obtidos, não foi possível confirmar a influência que a despersonalização e a baixa realização pessoal exercem sobre o silêncio organizacional, mas, em contrapartida, concluiu-se que a exaustão emocional aumenta a disposição do indivíduo de permanecer em silêncio no ambiente laboral. Confrontando essa constatação com o corpo teórico já existente em torno do construto aqui investigado, descortinou-se um quarto tipo de silêncio organizacional, denominado de silêncio reativo, no presente estudo. Este estudo traz duas contribuições principais: a primeira para a Ciência Administrativa, com a proposição de uma nova dimensão a ser incorporada ao construto silêncio organizacional; já a segunda remete ao âmbito gerencial, à medida que auxilia as organizações apontando um novo caminho para diminuir a propensão dos funcionários a não compartilharem suas ideias, sugestões e informações.
Descrição
Palavras-chave
Exaustão emocional, Despersonalização, Realização pessoal, Personal accomplishment, Employee silence
Citação
CERIBELI, H. B.; SOUSA, T. F. C. Burnout e o silêncio organizacional. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 15, n. 1, p. 71-91, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2982/0>. Acesso em: 24 maio 2021.