Prestígio organizacional percebido, identificação organizacional e exaustão emocional do policial militar.

Resumo
Como consequência do adoecimento de muitos policiais devido a seu ofício, não apenas eles sofrem, mas também a sociedade. Por isso, torna-se essencial investigar os fatores que contribuem para reduzir o esgotamento do policial militar e, por conseguinte, a incidência de doenças diversas sobre essa categoria profissional. Nesse contexto, definiu-se como objetivo de pesquisa analisar a relação entre o prestígio organizacional percebido, a identificação organizacional e a exaustão emocional do policial militar de Minas Gerais. O método de pesquisa empregado foi a survey e, para analisar os dados coletados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Com base nos resultados, concluiu-se que o prestígio organizacional percebido influencia positivamente a identificação organizacional e negativamente a exaustão emocional do agente vinculado à Polícia Militar de Minas Gerais. Ademais, constatou-se que a identificação organizacional exerce uma influência negativa sobre a exaustão emocional do policial militar de Minas Gerais.
Descrição
Palavras-chave
Esgotamento profissional, Exaustão emocional, Prestígio externo percebido, Organizational identification, Polícia Militar
Citação
CERIBELI, H. B. et al. Prestígio organizacional percebido, identificação organizacional e exaustão emocional do policial militar. RGO - Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 13, n. 2, p. 26-47, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/4883>. Acesso em: 24 maio 2021.