Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13274
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Regina Magna Bonifácio dept_BR
dc.contributor.authorGonzaga, Marcos-
dc.date.accessioned2021-06-14T19:45:55Z-
dc.date.available2021-06-14T19:45:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationGONZAGA, Marcos. Tempo para trabalhar, sem tempo para estudar: contratempos de educandas e educandos adultos da EJA. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13274-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a investigar experiências vividas por pessoas da Educação de Jovens e Adultos relacionadas aos seus processos de escolarização. Foram abordadas nove pessoas (seis mulheres e três homens) com idade superior a 50 anos em uma escola municipal de Itabirito-MG no ano de 2018. Utilizou-se de preceitos teórico-metodológicos da história de vida e da história oral de vida buscando aprofundamentos sobre o sentido de suas experiências. Foi possível, por meio da análise de questionário aplicado às nove pessoas e depoimentos recolhidos dentre sete delas, desocultar um processo de escolarização relacionado ao fenômeno do trabalho na infância, adolescência e idade adulta. Em colaboração mais demorada realizou-se um conjunto de entrevistas com uma dessas pessoas e a construção de uma narrativa de experiência singular. Atravessada pelo trabalho doméstico em casa de terceiros, esta narrativa, traz junto outros fenômenos vividos pelas mulheres e homens colaboradores da pesquisa: o agenciamento ao trabalho em idade precoce e em situações de desproteção e angústia por não poder frequentar a escola, condições precárias de moradia, vestuário e alimentação, dentre outros contratempos. Os efeitos do trabalho na infância e a escolarização deficitária são motivos de sofrimentos que se fazem sentir ainda hoje na vida dessas pessoas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectTrabalho domésticopt_BR
dc.titleTempo para trabalhar, sem tempo para estudar : contratempos de educandas e educandos adultos da EJA.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Regina Magna Bonifácio dept_BR
dc.contributor.refereeNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.refereeTeixeira, Inês Assunção de Castropt_BR
dc.description.abstractenThis work aimed to investigate experiences lived by people from Youth and Adult Education related to their schooling processes. Nine people (six women and three men) over the age of 50 were approached at a municipal school in Itabirito-MG in 2018. It used theoreticalmethodological precepts of life history and oral life history seeking further study about the meaning of your experiences. It was possible, through the analysis of a questionnaire applied to nine people and testimonies collected among seven of them, to unveil a schooling process related to the phenomenon of work in childhood, adolescence and adulthood. In a longer collaboration, a set of interviews was conducted with one of these people and the construction of a narrative of singular experience. Crossed by domestic work at a third party's home, this narrative brings together other phenomena experienced by women and men who collaborate in the research: agency work at an early age and in situations of unprotection and anguish for not being able to attend school, precarious living conditions, clothing and food, among other setbacks. The effects of childhood work and poor schooling are reasons for suffering that are still felt in these people's lives today.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TempoTrabalharTempo.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons