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Title: Quando ingressar na Universidade não é o suficiente : vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP.
Authors: Silva, Rosângela Aparecida Lopes da
metadata.dc.contributor.advisor: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Keywords: Longevidade escolar
Vida estudantil
Desigualdades
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Vargas, Hustana Maria
Citation: SILVA, Rosângela Aparecida Lopes da. Quando ingressar na Universidade não é o suficiente: vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal deOuro Preto, Mariana, 2021.
Abstract: No Brasil, graças às pressões de movimentos da sociedade civil e aos avanços globais naspolíticas de ação afirmativa, os anos 2000 trouxeram significativo aumento do número dejovens de camadas populares na universidade. Nesse contexto, a pesquisa teve como principalobjetivo investigar os fatores que influenciaram o ingresso e a permanência de estudantes decamadas populares no curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, fortementeseletivo e com alto prestígio social, com destaque para o papel familiar no sucesso escolar. Paraisso, analisou a trajetória escolar percorrida por três estudantes até o ingresso no curso, alémdas principais oportunidades e desafios dos seus processos de escolarização e da vivênciauniversitária. O referencial teórico se baseou em produções do campo da Sociologia daEducação, especialmente nos trabalhos sobre sucesso e longevidade escolar de estudantes dosmeios populares e sobre suas condições de acesso e permanência no Ensino Superior, comautores como Bourdieu, Lahire, Coulon, Portes, Zago e Nogueira. Além da pesquisabibliográfica e documental, para o reconhecimento das práticas educativas familiares, dopercurso escolar, das estratégias de ingresso e afiliação, e das expectativas para o futuro, oprincipal instrumento metodológico utilizado foi a entrevista. Foram entrevistadas trêsestudantes do curso de Direito, do sexo feminino, ingressantes entre 2016 e 2019, com rendaper capitade até 1,5 salário mínimo, além de um dos seus familiares: pai, mãe e avó. Asentrevistadas apresentam diferenças significativas no que diz respeito à configuração familiare à escolaridade dos pais. Os resultados demonstraram que houve participação ativa da famíliana escolarização, mesmo com pouco conhecimento sobre a organização dosistema escolar e,em alguns casos, com baixo capital escolar e falta de planejamento relativo à escolarização. Asestudantes com apoio familiar criaram estratégias específicas para ingressar no curso de Direito,ao buscarem escolas de Ensino Médio de alto prestígio e ingressarem anteriormente em cursosde graduação de menor concorrência. Tiveram trajetórias escolares lineares na educação básica,sem reprovações e com poucas recuperações. Além disso, foi possível perceber que algunsprofessores exerceram papéis importantes em suas vidas, que elas passaram por inúmerassituações de superação e por uma adaptação dolorosa à universidade, com o enfrentamento dasensação de não pertencimento. Importante ressaltar que, para essas estudantes e suas famílias,as bolsas e os auxílios concedidos pela universidade foram imprescindíveis
metadata.dc.description.abstracten: In Brazil, thanks to the pressure of civil society movements and the global advancements inaffirmative action politics, the 2000s brought a significant increase in the number of minoritiesin the universities. In that context, this research had the main goal of investigating the factorsthe influenced the admission and permanence of students of popular upbringing in the highlyselective and prestigious major of Law at the Universidade Federal de Ouro Preto, highlightingthe role of the students’ families in their school success. To that end, we analyzed the schoolrecords of three students up to their admission on university majors, and the main opportunitiesand challenges of their schooling and university life. The theoretical references here utilizedwere based in productions of the fields of Education Sociology, specially on the works aboutschool success and the permanence of the students of popular upbringing and the conditions forthem to access and remain in higher education, from authors like Bourdieu, Lahire, CoulonPortes, Zago e Nogueira. Besides bibliographical and documental research, for the recognitionof the educational practices, of school records, of the strategies for admission and affiliation,and the expectations for the future, the mainmethodological instrument used in thisinvestigation was the interview. We interviewed three students of Law major of the femalegender, admitted between 2016 and 2019, with an income of up to 1,5 minimum wage. We alsointerviewed their families: father,mother, and grandmother. The interviewed students haddifferent family configurations and different parents’ scholarity. The results of the researchshow that there was an active participation of the families on their schooling, even with littleknowledgeof the school system and, in some cases, little education and lack of planning of theschooling process. The students that had family support came up with specific strategies to beadmitted on the Law major, by searching prestigious high schools and participating previouslyin majors of lesser concurrence. They had linear school records in basic education, withoutfailures and few retake tests. Also, it was possible to notice that some teachers had importantparts, that they went through many overcoming situations and through a hard adaptation to theuniversity, the confrontation of the feeling of not belonging, for instance. It is important tohighlight that to these students and their families, the scholarships and aids given by theuniversities were indispensable.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13246
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença CreativeCommons 4.0que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho,desde que sejam citados o autor e olicenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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