Explorando a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática sobre a (re)descoberta do conhecimento matemático fora da escola : um estudo qualitativo em etnomodelagem.

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2021
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Resumo
Essa pesquisa foi desenvolvida com dois pesquisadores nacionais e três internacionais, que investigam sobre a temática relacionada com as Trilhas de Matemática e, também, com seis ex-alunos de uma disciplina de Etnomatemática que foi oferecida em um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Todos esses participantes tiveram experiências com a sua participação em Trilhas de Matemática. Um dos principais objetivos desse estudo foi identificar os conceitos matemáticos e geométricos locais que são relevantes para o desenvolvimento da conscientização e da valorização dos procedimentos e práticas matemáticas que emergem de contextos socioculturais diversos por meio do desenvolvimento das Trilhas de Matemática conforme a perspectiva desses participantes. Além disso, esse estudo também possibilitou a compreensão da contribuição do Programa Etnomatemática e de sua conexão com a Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural por meio da Etnomodelagem no contexto das Trilhas de Matemática. Nesse sentido, a dialogicidade entre essas bases teóricas possibilitou o entendimento sobre os processos matemáticos e geométricos desenvolvidos pelos membros inseridos em sua própria realidade de uma maneira holística. Desse modo, a seguinte questão de investigação foi elaborada: Como a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática podem contribuir para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em uma perspectiva etnomatemática por meio da etnomodelagem? Para fundamentar essa pesquisa, os suportes teóricos da Etnomatemática, da Modelagem Matemática, da Etnomodelagem e das Trilhas de Matemática foram utilizados em sua realização. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, cinco entrevistas semiestruturadas, um grupo focal, e, também, pelas anotações no diário de campo da professora-pesquisadora. A análise dos dados e a interpretação dos resultados foi realizada de acordo com o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados, por meio das codificações aberta e axial, que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Os resultados dessa pesquisa mostraram que existe a necessidade de que os membros da comunidade escolar desenvolvam ação pedagógica diferenciada para que os alunos possam entender que os conhecimentos escolares matemático e geométrico estão relacionados com aspectos socioculturais das comunidades locais. Por fim, elaborou-se um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, cuja proposta principal foi a 9 elaboração de atividades pedagógicas baseadas na realidade sociocultural dos estudantes, contextualizadas na cidade de Ouro Preto por meio da realização de Trilhas de Matemática.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Matemática, Modelagem matemática, Etnomatemática, Teoria fundamentada em dados
Citação
RODRIGUES, Jéssica. Explorando a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática sobre a (re)descoberta do conhecimento matemático fora da escola: um estudo qualitativo em etnomodelagem. 2021. 327 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.