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dc.contributor.authorCarvalho, Gracilene Maria de-
dc.contributor.authorAraújo, Ronaldo Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-28T16:33:06Z-
dc.date.available2021-04-28T16:33:06Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, G. M. de; ARAÚJO, R. F. Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM): (2013 a 2015) e (2016 a 2018). Bibliotecas. Anales de Investigación, v. 16, n. 3, p.192-206, 2020. Disponível em <http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/view/28> acesso em: 26 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1683-8947-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13217-
dc.description.abstractObjetivo: Este trabalho avalia os indicadores altmétricos de um conjunto de artigos científicos do periódico REM – International Engineering Journal, fazendo um paralelo de seu desempenho antes e depois de ações de internacionalização, como a de publicação de artigos em inglês e a alteração do título do periódico da língua portuguesa para a inglesa. Metodologia: Os dados foram coletados via Dimensions e Altmetric, considerando dois períodos: três anos antes da mudança do título (2013 a 2015) e três após (2016 a 2018). Resultados e discussões: Dos 185 artigos publicados pela REM (título antigo) entre 2013 e 2015, 27 itens (13%) obtiveram indicadores altmétricos de atenção on-line nas redes sociais. Já dos 172 artigos publicados pela REM (título atual) entre 2016 e 2018, seis trabalhos (03%) alcançaram atenção on-line nas redes sociais. Conclusão: Notou-se que os artigos do periódico REM receberam mais atenção on-line antes do ano de 2016. Os dados também permitem problematizar a relação entre internacionalização e desempenho altmétrico, em que, no caso, parece haver uma relação fraca. Portanto, adequar e mudar algumas estruturas dos periódicos que já são reconhecidas pelo grande público, assim como pela área acadêmica para atender a critérios de produtores de bases de dados científicos deve ser uma ação cautelosa que requer um planejamento. De acordo com os estudos e os resultados, reflete-se que efetuar ações de internacionalização requer planejamento, já que o ambiente de gestão de um periódico científico se mostra como uma atividade muito complexa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectAtenção on-linept_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectAltmetriapt_BR
dc.titleInternacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM) : (2013 a 2015) e (2016 a 2018).pt_BR
dc.title.alternativeInternationalization and altmetric performance from the International Engineering Journal (REM) : (2013 to 2015) and (2016 to 2018).pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional. Fonte: Bibliotecas. Anales de Investigación <http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/view/28>. Acesso em: 28 abr. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenObjective: This paper evaluates the altmetric indicators of a set of scientific articles of the REM - International Engineering Journal, paralleling their performance before and after internationalization actions such as publishing articles in English and changing the journal’s title from Portuguese to English. Methodology: Data were collected via Dimensions and Altmetric, considering two periods: three years before the title change (2013 to 2015) and three after (2016 to 2018). Results and discussions: Of the 185 articles published by REM (old title) between 2013 and 2015, 27 items (13%) obtained altmetric indicators of online attention on social networks, while of the 172 articles published by REM (current title) between 2016 and 2018, six studies (3%) reached online attention on social networks.. Conclusion: We found that the articles in the REM journal received more attention online before the year 2016. The data also allow problematizing the relationship between internationalization and altmetric performance, which, in this case, seems to be a weak relationship. Therefore, adapting and changing some structures of journals that are already recognized by the general public and the academic area to meet the criteria of producers of scientific databases must be a cautious action that requires planning. According to the studies and results, it is reflected that carrying out internationalization actions requires planning since a scientific journal’s management environment is shown to be a very complex activity.pt_BR
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