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dc.contributor.authorRibeiro, Nivaldo Calixto-
dc.contributor.authorSantos, Sarah Rúbia de Oliveira-
dc.contributor.authorCarvalho, Gracilene Maria de-
dc.contributor.authorTeixeira, Rômulo de Barros-
dc.contributor.authorMaculan, Benildes Coura Moreira dos Santos-
dc.contributor.authorCendón, Beatriz Valadares-
dc.date.accessioned2021-04-28T16:23:57Z-
dc.date.available2021-04-28T16:23:57Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, N. C. et al. Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, mar. 2021. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678>. Acesso em: 23 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2924-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13216-
dc.description.abstractObjetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações. Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa. Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação. Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectTrabalhos acadêmicospt_BR
dc.titleInstrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas : teses e dissertações.pt_BR
dc.title.alternativeInstrument for critical analysis of research reports : thesis and dissertations.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenObjective: this article aims to present a tool for critical analysis of a specific type of research report: theses and dissertations. Methods: this instrument was developed to carry out an activity in the Scientific Methodology course of the Postgraduate Program in Management & Knowledge Organization at the Federal University of Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), in the first semester of 2019. The purpose of the instrument was to analyze the adherence of a scientific research to the recommendations of Creswell (2014) and other works on scientific methodology. It consists of 9 items, subdivided into 67 criteria, in the form of questions. For evaluation, each criterion is rated on a 5-point Likert-type scale, with a value of 1 2 Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-25, 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78678 corresponding to the less precise presentation of the criterion and a value of 5 to the more accurate presentation. The option “Not applicable (N / A)” was inserted in the instrument for those criteria in which the evaluator believes that it does not match the structural proposal of the research. Results: After describing the basis for its development, the instrument is presented. Next it was tested through the evaluation of a doctoral dissertation and a master thesis. Conclusions: Results show on that the instrument was adequate for the purpose proposed, that is, the evaluation of research reports of theses and dissertations, with the recommendation that the style and specificity of each investigation must be taken into account.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78678pt_BR
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