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Título: Você sabe com quem está falando? : concepções de linguagens no ensino de português para surdos na universidade.
Autor(es): Lisboa, Camila Ribeiro
Orientador(es): Muniz, Kassandra da Silva
Palavras-chave: Surdos - educação
Aquisição da segunda língua
Língua portuguesa - escrita
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Data do documento: 2020
Membros da banca: Muniz, Kassandra da Silva
Silva, Giselli Mara da
Gonçalves, José Luiz Vila Real
Referência: LISBOA, Camila Ribeiro. Você sabe com quem está falando?: concepções de linguagens no ensino de português para surdos na universidade. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Você sabe com quem está falando?”: Concepções de Linguagens no ensino de português para surdos na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Letras – Posletras: Estudos da linguagem, na Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objetivo investigar as aulas de português como L2 para alunos surdos de um curso de Letras-Libras, em uma universidade pública federal, com o propósito de analisar a relação entre linguagem e ensino de L2, neste caso, de português. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada (LOPES, 1998; PENNYCOOK, 2006; e RAJAGOPALAN 2006; 2007). Discutimos as concepções de linguagem e possíveis influências no ensino de língua (GERALDI, 1999; AUSTIN, 1990; OTTONI, 2002; PINTO, 2009; ANZALDUÁ, 2009; bell hooks, 2008; WALSH, 2009; e SOUZA, 2011). É uma pesquisa etnográfica em Linguística Aplicada que tem como dados documentos oficiais do curso analisado, questionários e diário de campo -resultado das observações das aulas. Concluímos que diferentes concepções de linguagem estão presentes no curso. Concepções essas que muitas vezes prejudicam um ensino de português como segunda língua para pessoas surdas.
Resumo em outra língua: The present research entitled “Do you know who you are talking to?”: Conceptions of Languages in the teaching of Portuguese for the deaf at the University, developed in the Postgraduate Program in Letters - Posletras: Language Studies, at the Federal University of Ouro Preto, has with the aim of investigating Portuguese classes as L2 for deaf students in a Letras-Libras course, at a federal public university, with the purpose of analyzing the relationship between language and L2 teaching, in this case, Portuguese. The research is located in Applied Linguistics (LOPES, 1998; PENNYCOOK, 2006; and RAJAGOPALAN 2006; 2007). We discussed language conceptions and possible influences on language teaching (GERALDI, 1999; AUSTIN, 1990; OTTONI, 2002; PINTO, 2009; ANZALDUÁ, 2009; bell hooks, 2008; WALSH, 2009; and SOUZA, 2011). It is an ethnographic research in Applied Linguistics that has as official data of the analyzed course, questionnaires and field diary - result of the observations of the classes. We conclude that different conceptions of language are present in the course. Conceptions that often hinder teaching Portuguese as a second language for deaf people Key words: Teaching portuguese as L2; Language; Deaf.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13170
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Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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