Aplicação do Método dos Elementos de Contorno (MEC) para a avaliação de tensões em problemas 3D a partir de campos de deslocamentos medidos fotogrametricamente via metodologia de ‘Structure from Motion’ (SfM).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Estruturas de engenharia de grande porte, como taludes e barragens, requerem constante monitoramento a fim de garantir a segurança de pessoas e do meio ambiente em torno delas. Este trabalho apresenta uma alternativa para o cálculo de distribuições de tensões em tempo real a partir da obtenção de campos de deslocamentos da superfície de sólidos ou estruturas utilizando-se da fotogrametria. À medida que a superfície da estrutura se deforma, o campo de deslocamentos é determinado a partir da captura de uma série de imagens. A técnica se baseia na utilização da metodologia Structure-from-Motion (SfM) para gerar uma nuvem de pontos tridimensional e em seguida aplica-se o método de Poisson para a reconstrução das superfícies 3D. Subsequentemente a superfície é tratada para aumentar o desempenho do modelo e reduzir a quantidade de memória necessária para armazenamento de dados. Com a malha triangular gerada e os campos de deslocamentos medidos fotogrametricamente, aplica-se o Método dos Elementos de Contorno (MEC) para o cálculo dos valores de tensões e deslocamentos ao longo do modelo. No caso de forças de contorno desconhecidas, estas devem ser também calculadas. São apresentadas algumas análises a fim de comprovar a efetividade e o potencial da aplicação da metodologia proposta para o cálculo de distribuições de tensões e deslocamentos em tempo real em estruturas de grande porte.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Método dos Elementos de Contorno, Fotogrametria, Mecânica computacional
Citação
GENELHU, Marcela Nicolato.Aplicação do Método dos Elementos de Contorno (MEC) para a avaliação de tensões em problemas 3D a partir de campos de deslocamentos medidos fotogrametricamente via metodologia de ‘Structure from Motion’ (SfM). 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.