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Título: Adorno e o belo natural.
Autor(es): Oliveira, Sara Ramos de
Orientador(es): Freitas, Romero Alves
Palavras-chave: Theodor W. Adorno
Arte - filosofia
Linguagem
Negatividade - filosofia
Data do documento: 2020
Membros da banca: Freitas, Romero Alves
Pucciarelli, Daniel Oliveira
Alves Júnior, Douglas Garcia
Referência: OLIVEIRA, Sara Ramos de. Adorno e o belo natural. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: “Adorno e o Belo Natural” possui como objetivo investigar a forma como Adorno propõe em sua obra Teoria Estética uma nova forma de se pensar o conceito de belo natural na estética e na filosofia da arte, considerando que a linguagem é o seu elemento determinante, uma vez que no belo natural trata-se de pensar a natureza como expressão de algo que não pode expressar-se pelos próprios meios. Adorno parte do pressuposto de que a tradição filosófica ocidental herdou uma visão não autêntica sobre a relação estética do ser humano com a natureza, começando pela relação do sujeito transcendental de Kant, que observava a natureza ora como lugar de afirmação daquilo que foi dominado pelo homem, ora como lugar de contemplação daquilo que ainda não foi dominado. Para Adorno, essa relação com a natureza do sujeito kantiano inaugura o belo natural como campo de expressão de uma subjetividade burguesa, que tem como principal objetivo manter as relações de poder na sociedade esclarecida. Para oferecer uma alternativa a esta visão, Adorno considera que o belo natural é um campo de expressividade negativa, ou seja, ele oferece a possibilidade de se trazer o não-idêntico à sociedade esclarecida através da experiência estética, expressa de maneira dialética no belo artístico.
Resumo em outra língua: “Adorno and the natural Beauty” has the objective to investigate about Adorno’s propose on the concept of natural beauty in his book Aesthetic Theory in creating a new form to conceive it, considering language as its basic element, once that natural beauty is about to think nature as the expression of something that cannot do it by its own resources. Adorno considers first that occidental philosophic tradition has inherited a not authentical vision on the aesthetic relation between human being and nature, starting in the relation of the Kant’s transcendental idealism, that has observed nature sometimes as a place of affirmation of what has been dominated by men, sometimes as a place of contemplation of what has not been so yet. To Adorno, this relation with nature by kantish idealism starts the conception of natural beauty as a field of expression of a bourgeois subjectivity, that has as its mainly objective to keep the power relations on the enlightened society. To offer an alternative vision to that, Adorno considers that natural beauty is a field of negative expression, what means that it offers the possibility to bring the non-identical object to the enlightened society through the aesthetic experience, which is expressed dialectically in the artistic beauty.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13116
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