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Título: Ideário educativo católico no ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro : instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979.
Autor(es): Vasconcellos, Flávia Cristina Lages
Orientador(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: Educação - história
Contexto escolar
Conceição do Mato Dentro - MG
Instituições religiosas
Data do documento: 2020
Membros da banca: Hamdan, Juliana Cesário
Jardilino, José Rubens Lima
Lage, Ana Cristina Pereira
Referência: VASCONCELLOS, Flávia Cristina Lages. Ideário educativo católico no ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro: instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo estudar a história do Ginásio São Francisco, situado na cidade de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais e as mudanças ocorridas neste contexto escolar, no período de 1956 a 1979. Inaugurado em 1918, o Ginásio foi dirigido até o seu fechamento, em 1979, pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 1964 com os militares no poder, vem à tona novas formas de organização social e mecanismos de controle, tudo isso acreditamos ter levado instituições de ensino, como o Ginásio São Francisco à reformulação de novos regulamentos, normas e mecanismos de controle. Dessa forma, nossos objetivos específicos são: pesquisar o ideário educacional católico do Ginásio São Francisco, no cotidiano escolar e nos processos educativos; analisar as relações político-sociais entre o Ginásio São Francisco e as mudanças que ocorriam na cidade de Conceição do Mato Dentro e compreender os principais elementos de controle educacional e suas representações no cotidiano escolar trazidos pelo momento político delineado neste marco temporal. A pesquisa é de natureza qualitativa e para seu desenvolvimento utilizamos duas abordagens metodológicas: a pesquisa documental e a história oral. Para isso, realizamos a análise dos discursos expressos e subliminares existentes nos documentos disponíveis e nos relatos de cinco ex-alunos do educandário. Os resultados dessa investigação apontam que o ideário católico se manteve atuante no cotidiano escolar do Ginásio São Francisco, especialmente entre os anos de 1964 a 1979. Com a análise do contexto escolar observamos que os mecanismos de controle, tiveram pequenos reflexos nas dependências do educandário através das práticas educativas e no cotidiano dos alunos. Consideramos que essa pesquisa contribuiu para o entendimento da construção dos processos educativos, sua evolução e as possíveis contradições no cotidiano escolar, nesse marco temporal.
Resumo em outra língua: This dissertation aims to study the history of the Sao Francisco Gymnasium, located in the city of Conceição do Mato Dentro, state of Minas Gerais, and the changes that occurred in this school from 1956 to 1979. Inaugurated in 1918, the Gymnasium was directed until its closing in 1979 by the Order of Capuchin Friars Minor. In 1964 with the military in power, new forms of social organization and control mechanisms emerged, all of which we believe led educational institutions such as the São Francisco Gymnasium to reformulate new regulations, rules and control mechanisms. Thus, our specific objectives are: to research the Catholic educational ideas of the Sao Francisco Gymnasium, the schools daily life and the educational processes; to analyze the political-social relations between the Sao Francisco Gymnasium and the changes that occurred in the city of Conceição do Mato Dentro and to understand the main elements of educational control and their representations in the daily school brought by the political moment outlined in this time frame. The research is qualitative in nature and for its development we use two methodological approaches: documentary research and oral history. For this, we conducted the analysis of the expressed and subliminal discourses in the available documents and in the reports of five alumni of the student. The results of this investigation indicate that Catholic ideas remained active in the daily life of the Sao Francisco Gymnasium, especially between 1964 and 1979. With the analysis of the school context, we observed that the control mechanisms had little impact on the dependencies of the student. Through the educational practices and in the students' daily life. We consider that this research contributed to the understanding of the construction of the educational processes, their evolution and the possible contradictions in the school routine, in this time frame.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13043
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