O uso da história no mercado empresarial : a utilidade do Núcleo de História Oral Trem da Vale como estratégia de comunicação social da mineradora Vale S.A.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa tem por objetivo compreender o papel desempenhado pela história oral, metodologia aplicada pelo núcleo de História Oral Trem da Vale, no campo de comunicação social da empresa de mineração Vale S. A. A reflexão contribui também para entender as motivações que levaram uma empresa de extrativismo mineral incorporar temas como memória, história e patrimônio. Afinal, qual a função do conhecimento histórico nesse processo, marketing institucional ou responsabilidade histórica?Essa análise envolve reflexões de múltiplas áreas do conhecimento, do setor de relações públicas, comunicação social, gestão de empresas, História oral, arquivologia, Turismo e Museologia. A recorrência aos diferentes campos multidisciplinares do conhecimento é justificada pela complexidade das demandas exigidas pela sociedade contemporânea ao mundo empresarial. Com relação às demandas sociais, aborda as táticas e estratégias das empresas no trato das relações públicas. Enfim, analisa a empresa além das suas funções normais no mercado, pois avalia o seu relacionamento com públicos estratégicos das organizações – colaboradores, clientes e comunidade de atuação.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
História oral, Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, Marketing institucional, Companhia Vale do Rio Doce
Citação
NASCIMENTO, Maria Isabel Reis. O uso da história no mercado empresarial: a utilidade do Núcleo de História Oral Trem da Vale como estratégia de comunicação social da mineradora Vale S.A. 118 f. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.