Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12977
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPeretta, Éden Silva-
dc.date.accessioned2020-11-21T17:30:28Z-
dc.date.available2020-11-21T17:30:28Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPERETTA, E. S. Presença e inacabamento: aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 376-395, nov./dez. 2019. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15807>. Acesso em: 27 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1414-5731-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12977-
dc.description.abstractO presente ensaio busca gerar zonas de intersecção entre dimensões centrais do pensamento do revolucionário educador brasileiro Paulo Freire, protagonista da Pedadogia do Oprimido, e alguns procedimentos contemporâneos de criação no campo da dança. Essas sobreposições permitem assim o desenho de uma perspectiva crítica que fundamenta outras relações possíveis entre o corpo e a sociedade, ao reivindicar uma corporeidade fluida, politizada e historicizada. A investigação do gesto e da materialidade do corpo na dança, colaboram assim para uma problematização dos paradigmas fundamentais de nossas sociedades modernas ocidentalizadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorporeidade críticapt_BR
dc.subjectMicropolíticapt_BR
dc.titlePresença e inacabamento : aproximações entre a dança e o pensamento crítico de Paulo Freire.pt_BR
dc.title.alternativePresence and unfinishing : approximations between dance and the critical thinking of Paulo Freire.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Urdimento permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1876>. Acesso em: 29 out. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThis essay seeks to generate intersection zones between central dimensions of the thinking of the revolutionary Brazilian educator Paulo Freire, protagonist of the Pedagogy of the Oppressed, and some contemporary procedures of creation in the field of dance. These overlaps thus allow the design of a critical perspective that underlies other possible relationships between the body and society by claiming a fluid, politicized and historicized corporeality. The investigation of the gesture and the materiality of the body in dance thus contributes to a problematization of the fundamental paradigms of our modernized western societies.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/1414573103362019376pt_BR
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PresençaInacabamentoAproximações.pdf662,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.