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Título: Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto : espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno.
Título(s) alternativo(s): Leslie and Ofelia, girls who dare to walk out of the bedroom : space, femininity and the body in Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth.
Autor(es): Silva, Karina Gomes Barbosa da
Palavras-chave: Cinema
Data do documento: 2020
Referência: SILVA, K. G. B. da. Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto: espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno. Mídia e Cotidiano, v. 14,n. 1, p. 133-156, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38707>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: Este artigo investiga os modos pelos quais a tecnologia de gênero do cinema opera em produtos culturais que veiculam representações de meninas desafiadoras das narrativas da contenção patriarcal e de feminilidade hegemônica. Para tanto, parte de uma análise cultural crítica de inflexão feminista das protagonistas dos filmes Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno, Leslie e Ofelia, respectivamente, cotejando os estudos feministas de inflexão culturalista, sobretudo, assim como teorias do cinema. O trabalho busca refletir acerca de representações cinematográficas que articulam o ser-menina com uma temporalidade, mas também com os espaços percorridos pelas personagens. Em ambos os filmes, o dispositivo pedagógico cinematográfico oferece lições para esses corpos que ousam ocupar espaços que não lhes pertencem.
Resumo em outra língua: This article investigate the ways in which technology of gender operates in cultural products that convey representations of girls who challenge the narratives of patriarchal restraint and hegemonic femininity. In order to achieve this, we employ a feminist critical cultural analysis of the protagonists of the films Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth, Leslie and Ofelia, respectively, using the feminist studies of culturalist inflection, as well as cinema theories. I aim to reflect on cinematic representations that articulate girlhood with a sense of temporality, but also with the spaces covered by the characters, also trying to understand how these bodies occupy such spaces. In both movies, the cinematic pedagogical device offers lessons for these bodies that dare to occupy spaces that do not belong to them.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12951
DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38707
ISSN: 2178-602X
Licença: O periódico Mídia e Cotidiano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1693>. Acesso em: 17 mar. 2020.
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