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Título: Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais.
Título(s) alternativo(s): Social media app ecology at Google Play Store from the perspective of digital methods and network analysis for social media.
Autor(es): Prado, Jan Alyne Barbosa
Zago, Gabriela da Silva
Palavras-chave: Ecologia dos media
Análise de redes sociais
Data do documento: 2018
Referência: PRADO, J. A. B.; ZAGO, G. da. S. Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais. Galáxia, São Paulo, v. 38, p. 40-55, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532018000200040&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: O presente estudo busca experimentar uma combinação de métodos destinados a compreender a configuração da ecologia de aplicativos relacionados às mídias sociais disponíveis na loja Google Play. Partindo de inferências de natureza indutiva e abdutiva ligadas a perspectivas metodológicas e epistemológicas do que Rogers (2014) denomina Métodos Digitais, bem como da Análise de Redes para mídias sociais (RECUERO et al, 2015), a pesquisa busca produzir uma visão mais geral sobre a ecologia dos aplicativos de mídias sociais, a partir das relações de similaridade (processadas por uma ferramenta intitulada Google Play Similar) entre aplicativos estruturadas pela loja Google Play. Os resultados apontam para algumas limitações deste experimento ao mesmo tempo que indicam que a ecologia de aplicativos desta loja se estabelece a partir de uma série de critérios e vetores de atenção para além da similaridade relativa à funcionalidade de tais aplicativos.
Resumo em outra língua: This study aims to apply an experiment using a combination of methods, in order to understand the configuration of social media app ecology available on Google Play Store. Starting from inductive and abductive inferences related to methodological and epistemological perspectives that Rogers (2014) calls Digital Methods, as well as the Network Analysis for Social Media (RECUERO et al, 2015), we seek to produce a more general view on the ecology of social media apps, considering relations of similarity (processed by a tool called Google Play Similar) between structured applications on Google Play Store. Our results point to some limitations of this experiment, but at the same time indicate that the app ecology is established from a number of criteria and attention vectors beyond the relative similarity to the functionality of such applications.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12950
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2554232726
ISSN: 1982-2553
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o próprio artigo.
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