Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais.

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Data
2018
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Resumo
O presente estudo busca experimentar uma combinação de métodos destinados a compreender a configuração da ecologia de aplicativos relacionados às mídias sociais disponíveis na loja Google Play. Partindo de inferências de natureza indutiva e abdutiva ligadas a perspectivas metodológicas e epistemológicas do que Rogers (2014) denomina Métodos Digitais, bem como da Análise de Redes para mídias sociais (RECUERO et al, 2015), a pesquisa busca produzir uma visão mais geral sobre a ecologia dos aplicativos de mídias sociais, a partir das relações de similaridade (processadas por uma ferramenta intitulada Google Play Similar) entre aplicativos estruturadas pela loja Google Play. Os resultados apontam para algumas limitações deste experimento ao mesmo tempo que indicam que a ecologia de aplicativos desta loja se estabelece a partir de uma série de critérios e vetores de atenção para além da similaridade relativa à funcionalidade de tais aplicativos.
Descrição
Palavras-chave
Ecologia dos media, Análise de redes sociais
Citação
PRADO, J. A. B.; ZAGO, G. da. S. Ecologia dos aplicativos de mídias sociais da Google Play Store sob a ótica dos métodos digitais e da análise de redes para mídias sociais. Galáxia, São Paulo, v. 38, p. 40-55, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532018000200040&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 set. 2020.