Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12932
Título: Claudia Andujar na busca pela Outra : as narrativas fotográficas sobre a mulher brasileira na revista Realidade.
Autor(es): Nogueira, Aline dos Santos
Orientador(es): Santos, Ana Carolina Lima
Palavras-chave: Cláudia Andujar
Realidade - revista
Fotografia
Mulheres - Brasil
Data do documento: 2020
Membros da banca: Santos, Ana Carolina Lima
Bartolomeu, Anna Karina Castanheira
Valle, Flávio Pinto
Referência: NOGUEIRA, Aline dos Santos. Claudia Andujar na busca pela Outra: as narrativas fotográficas sobre a mulher brasileira na revista Realidade. 125 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A presente pesquisa visa a compreensão de como as fotografias de Claudia Andujar que foram publicadas na revista Realidade constroem uma imagem da mulher brasileira nas décadas de 1960 e 1970. A pesquisa toma as fotografias de Andujar enquanto objeto de construção de personagens tidas como Outras, mas em um movimento que às vezes as destituem de estereótipos, possível a partir do contato entre a fotógrafa, as fotografadas e os leitores do periódico. Para tanto, o trabalho estabelece um caminho teórico-conceitual e analítico que permite ponderar o papel da fotografia, principalmente no contexto jornalístico, na retratação de sujeitos, em especial das mulheres, a fim de entender de que modo a produção de Andujar a realiza, em termos singulares. No exame das imagens da fotógrafa, a análise iconográfica, a interpretação iconológica e a desmontagem, com o estabelecimento de séries, possibilitam avaliações acerca de sua criação, evidenciando o lugar da fotógrafa, das fotografadas e do leitor no processo de produção de sentido, com destaque para a maneira como Andujar dá a ver as mulheres, em uma busca própria, que revela algo delas tanto quanto de si mesma.
Resumo em outra língua: The present work aims to comprehend how Claudia Andujar‟s photographs, which were published in Realidade Magazine, compose Brazilian women image in the 1960‟s and 1970‟s. The analysis takes Andujar‟s photographs as an object of construction of characters considered as Others, but in a movement that sometimes deprives them of stereotypes, which is possible by the connection established between the photographer, the photographed and the magazine's readers. In order to do this, this academic work establishes theoretical-conceptual and analytical approaches that allow considering the role of photography, especially on journalistic context, as a portrayer of subjects, mostly women, so as to understand how Andujar's production accomplishes it in singular terms. The examination of the photographer's images, the iconographic analysis, the iconological interpretation and the disassembly along with the establishment of series, allows evaluations about Andujar's creation, highlighting the place of the photographer, the photographed and the reader in the process of producing meaning, giving emphasis on how she portrays women in their own mindfulness, which reveals more about them as much as about herself.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12932
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ClaudiaAndujarBusca.pdf10,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.