Comércio e políticas consulares com os Estados Unidos na formação do estado nacional brasileiro na década de 1840.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação visa estudar a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos na década de 1840 a partir da perspectiva do Consulado Geral brasileiro em Nova Iorque e seus agentes burocráticos. A relação comercial entre ambos os países passava nesse momento por um processo de fortalecimento estatal em meio às buscas de políticas multilaterais. Dentre outros aspectos, esse texto analisa os dados comerciais quantitativos, a organização administrativa pela qual permeava esse fluxo comercial, os interesses nacionais e as políticas econômicas tomadas como um projeto econômico.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Serviço diplomático e consular, Comércio - história, Estados Unidos, Brasil
Citação
VAZ, Ilana de Macedo. Comércio e políticas consulares com os Estados Unidos na formação do estado nacional brasileiro na década de 1840. 123 f. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.