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Title: Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
Authors: Andrade, Emmanuel Paiva de
Martins, João Paulo Ferreira
Costa, Siena Alves
Andrade, Gustavo Naciff de
Alves, Jean Carlos Machado
Keywords: Educação em engenharia
Currículo
Mercado de trabalho
Inovação
Mercado de trabalho
Issue Date: 2018
Citation: ANDRADE, E. P. de et al. Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado. Revista Principia, v. 39, p. 11-18, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1764>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Abstract: Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.
metadata.dc.description.abstracten: In a world where innovation assumes the strategic role of organizations and countries, the training of people, particularly engineers, is fundamental for debates that present its advantages and disadvantages. The present study will examine what happens to Production Engineering students at the Federal University Fluminense who are newly graduated and/or are about to graduate in relation to the alignment between the expectations of their probable employers and their own perceptions of the acquired knowledge and skills during the course. The research strategy used was the case study, on the one hand we collected data from three companies of different sectors through focal groups which involved the managers responsible for recruitment and selection and, on the other hand, through a survey applied to students under the circumstances of the examination. The results showed that there are significant mismatches between business demand and students’ perceptions of what has been offered to them and what they effectively dominate.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12913
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18
ISSN: 1517-0306
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Principia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/871>. Acesso em: 21 fev. 2020.
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