Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12909
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sergio Evangelista-
dc.contributor.authorReis, Luciana Paula-
dc.contributor.authorPereira, Alana Deusilan Sester-
dc.contributor.authorFernandes, June Marques-
dc.date.accessioned2020-10-30T19:25:20Z-
dc.date.available2020-10-30T19:25:20Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, S. E. et al. A knowledge taxonomy in the context of organizational routines: an study in a public university. INOVAE, São Paulo, v. 7, p. 269-291, jan./dez. 2019. Disponível em: <http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/article/view/2073>. Acesso em: 10 mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2357-7797-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12909-
dc.description.abstractKnowledge is one of the most important assets in organizations. While there are several studies about knowledge management, there are few texts dedicated to classifying the existing types of knowledge in the organizational context. As such, the concept of knowledge is still overlooked in the organizational literature. Hence, this situation poses a dilemma: how could a thing that is not well understood to be adequately managed? Drawing on current knowledge taxonomies and the organizational routines concept, we address this gap by outlining a taxonomy of how knowledge manifests in the execution and structuration of organizational routines. This taxonomy is generated through the grounding process of examining the organizational routines of an academic department in a public university. As the main result, there are proposed four basic types of knowledge: stable-reproducible, problem-solving, incremental-shift, and paradigmatic-shift. As the main theoretical contribution, this paper introduces a knowledge taxonomy, which is an alternative view of the current taxonomies. As a practical implication, these four types of knowledge presented suggests the necessity of the development of specific knowledge management practices for each type of knowledge.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectGrounded theorypt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectKnowledge classificationpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectClassificação do conhecimentopt_BR
dc.titleA knowledge taxonomy in the context of organizational routines : an study in a public university.pt_BR
dc.title.alternativeUma taxonomia do conhecimento no contexto das rotinas orgainzacionais : um estudo em uma universidade pública.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Inovae estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Inovae <http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/inovae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenO conhecimento é um dos mais importantes ativos nas organizações. Enquanto existem vários estudos sobre gestão do conhecimento, poucos textos são dedicados a classificar os tipos de conhecimentos existentes no contexto organizacional. Não obstante, o conceito de conhecimento é ainda negligenciado na literatura organizacional. Portanto, esta situação apresenta ainda um dilema: como poderia algo que não é bem compreendido ser adequadamente gerenciado? Baseado nas existentes taxonomias do conhecimento e no conceito de rotinas organizacionais, nós abordados esta lacuna apresentando uma taxonomia sobre como o conhecimento se manifesta na execução e estruturação das rotinas organizacionais. Esta taxonomia é gerada a partir do método ground theory, por meio do exame das rotinas organizacionais de um departamento acadêmico de uma pública universidade. Como principal resultado foram identificados quatro tipos básicos de conhecimento: reproduzido de maneira estável, solução de problemas, mudança incremental, mudança paradigmática. Como principal contribuição teórica este artigo introduz uma taxonomia do conhecimento, que consiste em uma visão alterativa em relação as taxonomias até então existentes. Como implicação prática, estes quatro tipos identificados de conhecimento apontam para a necessidade de desenvolvimento de práticas específicas de gestão do conhecimento para cada tipo de conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TaxonomiaConhecimentoContexto..pdf537,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.