Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1287
Título: A motivação do aluno para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e o potencial dos materiais manipulativos.
Autor(es): Jesus, Adriana Garabini de
Nunes, Célia Maria Fernandes
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Aprendizagem - motivação
Materiais manipulativos
Matemática - aprendizagem
Data do documento: 2011
Referência: JESUS, A. G.; NUNES, C.; FERREIRA, A. C. A motivação do aluno para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e o potencial dos materiais manipulativos. In: XIII Conferência Interamerica de Educação Matemática, 13., 2011. Recife. Anais... Recife: UFPE, 2011. p.1-12. Disponível em: <http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/1462/submission/director/1462-9374-1-DR.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Resumo: As dificuldades dos alunos em Matemática não se limitam aos conteúdos, mas envolvem a própria motivação deles para a realização de atividades e a dificuldade de estabelecer relações desta Matemática escolar com situações cotidianas. Assim, desenvolvemos uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Belo Horizonte-MG. Implementamos uma proposta de ensino de área de polígonos e volume de prismas baseada, principalmente, na manipulação de materiais e objetos que possibilitaram ao aluno a compreensão dos conceitos, favorecendo a visualização das figuras geométricas e de suas propriedades. Buscamos verificar como essa proposta de ensino favoreceu a motivação dos alunos para a realização das atividades e consequentemente, a sua contribuição para a melhoria de seu desempenho em Matemática. Análises feitas até o momento mostram a importância do papel do professor em implementar estratégias diferenciadas para motivar os alunos para aprende
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1287
Aparece nas coleções:DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_MotivaçãoAlunoAprender.pdf162,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.