Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12834
Título: Instrumentação para o ensino de química utilizando materiais de baixo custo.
Título(s) alternativo(s): Intrumentation for chemistry education using low cost materials.
Autor(es): Vieira, Karla Moreira
Bernini, Pamela Carvalho
Paula, Bárbara Ribeiro de
Martino, Diego Perdigão
Souza, Diego Candido de
Monnerat, Cecilia Silva
Corrêa, Savio Figueira
Palavras-chave: Kits didático
Chemistry teaching
Teaching kits
Enseñanza de química
Kits didácticos
Data do documento: 2019
Referência: VIEIRA, K. M. et al. Instrumentação para o ensino de química utilizando materiais de baixo custo. Research, Society and Development, v. 8, n. 5, p. e2285767, 2019. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/767>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: O ensino da química é primordial na formação das crianças e adolescentes no processo ensino-aprendizagem dos diversos conceitos de Ciências. Porém, muitas vezes, se torna deficiente principalmente pela ausência de experimentos práticos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal construir kits didáticos de química, com materiais de baixo custo, para o ensino fundamental das escolas da cidade de João Monlevade-MG. A proposta é utilizar uma experimentação prática, de fácil execução e acesso sendo apresentadas em feira de ciência de forma divertida e lúdica. O uso dos kits tem por finalidade associar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas com a prática, garantindo que, a partir da observação do experimento seja possível fazer a explicação dos fenômenos envolvidos no mesmo. O projeto alcançou os objetivos propostos de maneira muito proveitosa tanto pelos alunos e quanto pelos professores envolvidos. De fato uma experimentação de forma simples e didática, com materiais utilizados no dia-a-dia de qualquer pessoa encanta devido ao potencial motivador das aplicações práticas da ciência.
Resumo em outra língua: The chemistry teaching process is essential during children and teenagers learning process of the various concepts of science. However, sometimes, it is not successful because of the absence of practical experiments. For this reason, this paper aimed to build chemistry teaching materials using low cost products for high schools of João Monlevade city, state of Minas Gerais. These materials were produced aiming to create a new teaching concept through practical experiments easily executed and that could be presented in chemistry educational events in a funny and playful way. The purpose of these materials is to associate the theoretical knowledge present in class with the practice experience, checking if with the observation of an experiment it is possible to explain/understand the chemistry process involved in it. This project achieved its aim in a successful way for the teachers and the students. It confirmed that though a simple and didactic experimentation and the use of dailylife products can motivate scientific experiments.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12834
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i5.767
ISSN: 2525-3409
Licença: O periódico Research, Society and Development permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1239>. Acesso em: 13 out. 2020.
Aparece nas coleções:DECEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InstrumentaçãoEnsinoQuímica.pdf302,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.