Formação crítica dos administradores : relatos de uma experiência pedagógica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Entendendo a formação crítica dos administradores como uma tarefa necessária, em um quadro geral de semiformação (ADORNO, 1995), pretendeu-se, com este artigo, descrever uma experiência pedagógica no campo da pesquisa em Administração. Esta experiência propunha-se a dialogar com os alunos acerca do papel substantivo da pesquisa, buscando retirá-la da esfera instrumental em que normalmente é colocada nos cursos de Administração. Não foi a pretensão do texto tecer relações de causa e efeito sobre as respostas dos entrevistados, mas refletir, com base nelas, sobre a condição pedagógica do curso de administração, historicamente situada, pela ideologia capitalista. Para Andreas Gruschka (2014), a pedagogia promete a universalidade social da formação, entretanto, o atual sistema de ensino, baseado no sistema de valores capitalista, contém sua proposta esclarecedora corrompida. É preciso, portanto, por meio de uma “educação negativa”, resgatar o potencial libertador e formativo. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise das respostas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a descrição sistemática do conteúdo da comunicação além de facilitar seu recorte, dividindo o conteúdo em categorias. Além disso, foi realizado um estudo descritivo e exploratório sobre a experiência de um projeto intitulado “Aprendendo a Ser Pesquisador: o uso da metodologia dialética como base para a formação de pesquisadores em Administração”, desenvolvido com o intuito de estimular a adoção de uma posição reflexiva dos alunos de graduação em Administração. Como resultado principal, observou-se que muitos alunos atribuíam à pesquisa um caráter funcional e utilitarista, concluindo-se que os alunos aceitam as informações e teorias apresentadas sem questionamento.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia crítica, Ensino, Pesquisa, Emancipação
Citação
MARANHÃO, C. M. S. de A.; PEREIRA, J. J.; REZENDE, A. F. Formação crítica dos administradores: relatos de uma experiência pedagógica. RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 8, n. 2, p. 191-214, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/27524>. Acesso em: 27 set. 2020.