Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Autores
Abreu, Marcelo Santos de
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.
Descrição
Palavras-chave
Citação
ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.