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Título: A hermenêutica de Fredric Jameson : a tradição do marxismo ocidental e o conflito de interpretações.
Autor(es): Viana, Henrique Cunha
Orientador(es): Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Palavras-chave: Fredric Jameson
Hermenêutica
Estética
Criticismo - filosofia
Data do documento: 2019
Membros da banca: Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
Silva, Eduardo Soares Neves
Alves Júnior, Douglas Garcia
Referência: VIANA, Henrique Cunha. A hermenêutica de Fredric Jameson: a tradição do marxismo ocidental e o conflito de interpretações. 133 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a obra do crítico literário Fredric Jameson no período de 1971 a 1981. Avançamos a ideia de que, nesse período, podemos dizer que há um arco teórico específico e com objetivos mais ou menos delimitados na obra do autor. Propomos a leitura dessa década de produção de Jameson como um projeto de síntese da tradição do marxismo ocidental, começando com seu comentário e seleção da tradição, em Marxismo e forma, de 1971, e realizado, por fim, em sua proposta sistemática de uma hermenêutica, em O inconsciente político, de 1981. Através da análise das fontes do autor, acompanhamos o seu itinerário na construção de sua proposta de crítica literária marxista como totalização em curso, uma explicação de texto tão abrangente quanto possível fundamentada na história, no concreto e na dialética. Discutimos como Jameson pode ser considerado um herdeiro da tradição do marxismo ocidental e como há, na sua obra, um esforço de recorte, seleção e avanço em relação às teses dos autores dessa tradição. Propomos também que este trabalho de comentário é o primeiro passo para a construção posterior de uma teoria sistemática, uma hermenêutica da obra de arte, sobretudo da obra literária. Apresentamos nossa ideia de que esse projeto de síntese tem como objetivo oferecer uma resposta ao conflito de interpretações, afirmando a superioridade do marxismo como código explicativo e superando as parcialidades das teorias rivais. Por fim, fazemos um balanço desse projeto, discutindo criticamente as teses do autor.
Resumo em outra língua: The main aim of this dissertation is to analyze the work of the literary critic Fredric Jameson from 1971 to 1981. We present the idea that in this period can be said that there is a specific theoretical project with precise objectives regarding the philosophical debate of that time. We propose the reading of this decade of Jameson's production as a project of synthesis of the Western Marxism’s tradition, which begins with his commentary and selection of texts from western marxists authors in Marxism and form of 1971, finally carried out in his systematic proposal of a hermeneutics in The political unconscious, of 1981. Through the analysis of the sources of the author, we follow his itinerary in the construction of his proposal of Marxist literary criticism, defined as totalization in progress, as a text explanation as comprehensive as possible and based on history, the concrete and dialectic. We discuss how Jameson can be considered an heir of the tradition of Western Marxism and how, in his work, there is an effort to cut, select, and advance the theses of the authors of this tradition. We also propose that this work of commentary is the first step towards the subsequent construction of a systematic theory, a hermeneutic of the work of art, especially of the literary work. We present our idea that this synthesis project aims to provide a response to the conflict of interpretations, affirming the superiority of Marxism as an explanatory code and overcoming the partialities of rival theories. Finally, we evaluate this project, critically discussing the theses of the author.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12765
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