O ensino de probabilidade na educação básica : análise da produção de um grupo de estudos de professores de matemática.

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Data
2011
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Resumo
Os documentos oficiais e a literatura têm sugerido a inserção de conceitos de probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, a maioria dos professores não se sente preparado para realizar essa tarefa. Apresenta-se aqui um estudo em fase inicial de desenvolvimento. Seu propósito é analisar o processo de constituição e consolidação de um grupo de estudos envolvendo professores que lecionam Matemática para a Educação Básica e pesquisadores voltado para o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Esse grupo envolverá professores de Conselheiro Lafaiete (MG) que atuam em escolas públicas e/ou privadas e se interessem, voluntariamente, em pertencer ao mesmo. Os dados serão coletados por meio de diário de campo, gravação em áudio e, ocasionalmente, em vídeo, dos encontros do grupo, registros produzidos pelos participantes e entrevistas. Nesse texto, apresentamos as primeiras leituras realizadas sobre o tema.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional, Professores que lecionam matemática, Pensamento probabilístico, Educação básica
Citação
REZENDE, F. M. de C.; FERREIRA, A. C. O ensino de probabilidade na educação básica : análise da produção de um grupo de estudos de professores de matemática. In: XV Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 15., 2011. Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p.1-9. Disponível em: <http://www.portalrealize.com.br/revista/revistas/ebrapem/trabalhos/a77e1c267041245bcce8d35e03a8c39a.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.