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Título: O espaço e a história da educação em Minas Gerais : uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX.
Título(s) alternativo(s): The space and the history of education in Minas Gerais : an analysis about Campanha da Princesa in the nineteenth century.
Autor(es): Fonseca, Marcus Vinícius
Batista, Vanessa Souza
Palavras-chave: Educational historiography
Data do documento: 2019
Referência: FONSECA, M. V., BATISTA, V. S. O espaço e a história da educação em Minas Gerais: uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 3, p. 749-766, set./dez. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/51744>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: This article aims to bring elements that allow the analysis of education in Campanha da Princesa, the most important city in the southern region of Minas Gerais in the nineteenth century. In order to address the education of the city, we situate it in the process of social and political changes in Minas Gerais, which took place after the quick development of the Rio das Mortes region in the late 18th century. We highlight Campanha as the protagonist of this process and the constitution of a territorial identity that originated the idea of the South of Minas as a specific region. We present some particularities of education and the people in the schools. For this, we highlight its specificities, especially when compared with other regions of Minas Gerais. Thus, we present some elements that point to the importance of considering regional specificities in the studies of education in Minas Gerais.
Resumo em outra língua: Este artigo tem como objetivo tratar da educação em Campanha da Princesa, cidade mais importante da região Sul de Minas Gerais, no Século XIX. Para tratar da educação em Campanha procuramos situá-la no processo de mudança do eixo social e político da capitania de Minas, que ocorreu a partir de um intenso desenvolvimento da comarca do Rio das Mortes, no final do século XVIII. Destacamos Campanha como elemento central desse processo e da construção de uma identidade territorial que deu origem à ideia do Sul de Minas como uma região específica. Apresentamos algumas particularidades da educação e do público que se encontrava em suas escolas destacando sua especificidade, sobretudo quando comparado com outras regiões de Minas Gerais. Assim, procuramos apontar alguns elementos que sinalizam para a importância de se considerar as especificidades regionais nas análises produzidas pela história da educação de Minas Gerais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12720
DOI: https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-10
ISSN: 1982-7806
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
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