Vídeos do YouTube : aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento.
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Data
2020
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Resumo
Ao nos referirmos as redes sociais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs), podemos falar em Web 2.0 ou a segunda geração de serviços disponíveis na internet
que vem proporcionando práticas colaborativas via Web e a partir de contextos inovadores, surge
a plataforma YouTube como facilitador e agregador interativo, no contexto de videoaulas
disponíveis na plataforma. O estudo objetivou analisar as contribuições dos vídeos do YouTube
para o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados com estudantes da rede
estadual de ensino da cidade de Ouro Preto – MG, do 9° ano do ensino fundamental (n = 20) e do
1° ano do ensino médio (n = 10). Os dados foram coletados a partir de um questionário com
perguntas mistas e que traçou o perfil sociodemográfico da amostra, composta por indivíduos
com idades entre 14 e 16 anos, com predominância de estudantes do sexo feminino e da cor parda.
A análise de dados foi trabalhada considerando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011)
e a partir dos pressupostos abordados pela autora emergiram três categorias, “A percepção de
estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio sobre a plataforma
YouTube”, “A mediação pedagógica e a influência das TDICs neste processo” e “Tecnologias
audiovisuais associadas aos dispositivos de produção, reprodução e manipulação de conteúdos: O
caso da plataforma YouTube”. Os resultados indicam que os sujeitos pesquisados consideram a
plataforma YouTube como um recurso fundamental em seu processo educativo, reconhecem
aspectos interativos que a transformam em um ambiente virtual de aprendizagem e compreendem
a configuração de videoaulas disponíveis no YouTube, o que contribui para a predileção dos
sujeitos pelos vídeos. É perceptível que professores dos sujeitos pesquisados se utilizam deste
recurso como parte do processo de ensino ao considerar ações de mediação pedagógica, essencial
na desmistificação do conceito de nativos digitais e que a instituição familiar está inserida no
processo ao nos referirmos às TDICs. Com relação as disciplinas mais buscadas na plataforma,
verificamos a predominância de disciplinas como Matemática e Ciências Naturais. Foi observado
que os estudantes têm preferência por pesquisar e assistir videoaulas disponíveis no YouTube
através do seu smartphone e que preferem acompanhar estes vídeos em sua residência. Os
resultados do presente estudo podem subsidiar novas metodologias de ensino que favoreçam o
processo de ensino e aprendizagem com o intuito de contribuir para melhorar a relação do
binômio professor-estudante, favorecendo uma utilização coletiva, democrática e significativa de
redes sociais como a plataforma YouTube, mas ponderamos a importância da mediação
pedagógica neste processo, pois dependendo das práticas instituídas ou instituintes, as videoaulas
podem reafirmar práticas centradas no falar-ditar docente.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
YouTube - estudo e ensino - recursos audiovisuais, Escolas municipais, Tecnologia educacional
Citação
FRANCO, Lenon Cardoso. Vídeos do YouTube: aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.