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Título: "Eis todo segredo: povo, instrui-te!" : o debate público sobre instrução e educação na província de Minas Gerais (1871- 1883).
Autor(es): Moreira, Danilo Araújo
Orientador(es): Antunes, Álvaro de Araújo
Palavras-chave: Ensino
Educação
Fórum - debates
Minas Gerais - história - 1871-1883
Data do documento: 2020
Membros da banca: Antunes, Álvaro de Araújo
Carvalho, Rosana Areal de
Fonseca, Thais Nivia de Lima e
Referência: MOREIRA, Danilo Araújo. "Eis todo segredo: povo, instrui-te!": o debate público sobre instrução e educação na província de Minas Gerais (1871- 1883). 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar a presença do tema da instrução e da educação no debate público em Minas Gerais, buscando lançar luz para a participação de sujeitos e grupos sociais diversos. O período abarcado pela pesquisa, que vai de 1871 a 1883, foi marcado por um processo de ampliação da estrutura de ensino público mineira e por modificações sensíveis nas formas pelas quais diferentes setores da população buscavam participar e intervir no debate público a respeito da educação dos “filhos de minas”. Diante desse cenário, a discussão aqui proposta se concentra em duas frentes complementares: por um lado, buscamos lançar luz sobre os discursos a respeito da instrução e educação difundidos nas instâncias oficiais, na imprensa e nos espaços públicos em Minas; por outro, procuramos identificar as diferentes formas de participação e intervenção utilizadas pelos sujeitos envolvidos no debate público sobre o tema.
Resumo em outra língua: This text aims to investigate the presence of the theme of instruction and education in the public debate in Minas Gerais, seeking to shed light on the participation of different subjects and social groups. The period covered by the research, which goes from 1871 to 1883, was marked by a process of expanding the structure of public education in Minas Gerais and by changes in the ways in which the different sectors of the population sought to participate and intervene in the public debate about the education of "Children of Minas". In view of this scenario, the discussion proposed here focuses on two complementary parts: on the one hand, we seek to shed light on the discourses about instruction and education disseminated in official spaces, in the press and in the public spaces in Minas; on the other hand, we try to identify different forms of participation and intervention used by the subjects involved in the public debate about the theme.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12616
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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