Avaliação do uso de realidade mista na prática de atividades colaborativas no contexto industrial.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O processo de transição da Indústria 3.0 para 4.0 necessita que a linha de produção tenha conhecimento sobre o processo em execução e isso demanda o desenvolvimento de sistemas interconectados capazes de coletar essas informações bem como novas interfaces para interação humano-computador que permitam aos interessados interagir com estes sistemas, já que em certos contextos não é possível ou permitido uma automação completa desses processos. Portanto é necessário que pessoas sejam incluídas e sejam capazes de interagir com esses sistemas automatizados, além de terem a capacidade de tomar decisões relacionadas ao processo. Nesse contexto, os recursos de Realidade Mista se mostram como uma alternativa para inclusão de pessoas no processo, dado que permite ao usuário ter sua percepção aumentada por meio de informações provenientes do ambiente industrial. Assim sendo, o uso de recursos de Realidade Mista como ferramenta de auxílio na realização de atividades colaborativas em contexto industrial se mostra promissor. Logo, este trabalho busca avaliar como a utilização de recursos de Realidade Mista impactam na realização de atividades colaborativas no contexto da Indústria 4.0. Sendo assim, foram levantados trabalhos e ferramentas da literatura e identificadas suas limitações, além disso também foi estabelecido um contexto de teste o qual permitisse realizar uma avaliação com usuários sobre a execução de uma tarefa de inspeção de equipamento de forma colaborativa, tendo como meios de interação diferentes dispositivos \textit{handheld} e \textit{handsfree}, além do uso ou não de recursos de Realidade Mista. Como resultados, temos o desenvolvimento de uma ferramenta para interação de pessoas utilizando recursos de Realidade Mista em equipamento vestíveis, além de análises sobre a aplicação dessa ferramenta no cenário proposto em relação a outras combinações tecnológicas. Os resultados demonstram que a diferença entre os dispositivos \textit{handheld} e \textit{handsfree} e o uso ou não de recursos de Realidade Mista não é estatisticamente significativa. Demonstrando assim que todas condições avaliadas podem ser utilizadas no contexto proposto, uma vez que a diferença de performance entre as combinações não impacta na realização da tarefa. Além disso, os resultados também indicam que a aplicação desenvolvida neste trabalho tem potencial como uma ferramenta de treinamento para o contexto avaliado, uma vez que o modelo de colaboração permite o compartilhamento do conhecimento entre os usuários em um modelo mestre/aprendiz.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Fábricas - inspeção, Estudo de usuários, Realidade virtual
Citação
KELLER, Breno Nunes de Sena. Avaliação do uso de realidade mista na prática de atividades colaborativas no contexto industrial. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.