Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior : o que dizem os gestores.

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Data
2019
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Resumo
O debate acadêmico sobre os temas da Inclusão, da Interculturalidade e da Inovação Pedagógica tem ganhado notoriedade no cenário internacional. No intuito de investigar como os gestores de universidades têm compreendido estes conceitos e, de alguma forma, os colocado em execução em suas instituições é que aqui apresentamos uma pesquisa cuja a abordagem é qualitativa em formato de um estudo de caso sobre a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário com questões abertas sobre os três conceitos e a sua articulação com a prática. A partir de um recorte na pesquisa, os resultados evidenciam que os gestores possuem um maior conhecimento sobre o tema da Inclusão, o que não se estende aos outros dois conceitos. Identificam algumas ações da universidade também mais centradas no campo da inclusão, particularmente, da pessoa com deficiência.
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FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M.Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 698-715, out. 2019. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13020>. Acesso em: 18 jun. 2020.