Sou professora de matemática tradicional! : análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo analisa a constituição profissional e o entendimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de uma professora de Matemática, denominada Amanda, membro de uma Comunidade de Prática – CoP, constituída em um dos projetos do OBEDUC. Os dados foram coletados a partir de narrativas e transcrições de encontros da CoP e analisados por meio da teoria social da aprendizagem. A análise permitiu a percepção de diferentes processos de identificação, negociabilidade e afiliação que permearam a escolha e a inserção profissional da professora. Além disso, ao considerarmos os componentes: propriedade de significado e economia de significados, foi possível identificar a constituição do processo de negociabilidade da Amanda em relação ao Ensino da Matemática desde sua inserção como professora de Matemática.
Descrição
Palavras-chave
Comunidade de Prática, Identidade, Desenvolvimento profissional, Programa Observatório da Educação
Citação
TINTI, D. S.; MANRIQUE, A. L. Sou professora de matemática tradicional!: análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 383-404, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/41286>. Acesso em: 18 jun. 2020.