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Título: Análise juseconômica da lei geral de proteção de dados pessoais sob a ótica da eficiência na promoção de autodeterminação informativa.
Autor(es): Estêves, Guilherme Mesquita
Orientador(es): Nogueira, Roberto Henrique Pôrto
Palavras-chave: Proteção de dados - lei 13.709/2018
Eficiência - direito
Efeito de Kaldor-Hicks.
Direito - microeconomia
Direito à privacidade
Data do documento: 2020
Membros da banca: Nogueira, Roberto Henrique Pôrto
Souza, Iara Antunes de
Milanez, Felipe Comarela
Lana, Henrique Avelino Rodrigues de Paula
Referência: ESTÊVES, Guilherme Mesquita. Análise juseconômica da lei geral de proteção de dados pessoais sob a ótica da eficiência na promoção de autodeterminação informativa. 2020. 226 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O Brasil integrou-se aos países que possuem legislação específica para a proteção de dados pessoais com a publicação da Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Essa lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais em todos os meios, e tem como objetivo expresso a proteção dos direitos fundamentais de liberdade, de privacidade e de livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A proteção da privacidade convola-se no direito à privacidade e, na era da informação, emerge com uma nova roupagem voltada à tutela da esfera íntima da pessoa através da proteção dos dados pessoais que lhes dizem respeito; trata-se do direito à autodeterminação informativa, que concede à pessoa o controle sobre suas informações. O problema de pesquisa consiste em mapear os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a fim de aferir, sob o critério de análise pautado na eficiência, se são aptos a implicar na promoção da autodeterminação informativa dos titulares de dados ou, em caso de não promoção, compensá-los por eventuais perdas dessa autodeterminação. A pesquisa propõe a apreciação da normativa sob a ótica da Análise Econômica do Direito, com utilização do ferramental teórico proporcionado por essa disciplina para avaliar seus dispositivos quanto à eficiência na promoção da autodeterminação informativa dos titulares de dados. Verificou-se, com base no critério de eficiência proposto, ser possível aferir que a maior parte dos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais conta com grau significativo de eficiência na promoção de autodeterminação informativa, o que proporciona um ambiente de tratamento de dados mais seguro para a privacidade dos titulares de dados. Através do método jurídico-descritivo no que concerne aos institutos da privacidade e da Análise Econômica do Direito e jurídico-analítico quanto à submissão dos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ao critério de análise construído, foi possível concluir com o apontamento de quais dispositivos legais mostraram-se eficientes ou ineficientes.
Resumo em outra língua: Brazil has joined countries with specific personal data protection legislation with the publication of Law 13.709, of August 14, 2018, called Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. This law deals with the processing of personal data by all means, and its express purpose is to protect the fundamental rights of freedom, privacy and free development of the personality of the person. The protection of privacy is convoluted in the right to privacy and, in the information age, emerges with a new guise aimed at protecting the intimate sphere of the person through the protection of personal data concerning them; This is the right to informational self-determination, which gives the person control over their information.The research problem consists in mapping the rules of Law 13.709/2018 in order to assess, under the analysis criteria based on efficiency, whether they are able to imply the promotion of informational self-determination by subjects or, in case of non-promotion, compensate them for any losses of that self-determination. The research proposes the appreciation of such law from the perspective of the Law and Economics school, using the theoretical tool provided by this discipline to evaluate its devices regarding the informative self-determination of the data subjects. Based on the proposed efficiency criterion, it was possible to infer that Law 13.709/2018 is, in general, an efficient standard, as it creates a more secure data processing environment for the privacy of data subjects. Through the legal-descriptive method regarding the institutes of privacy and the discipline of Law and Economics, and legal-analytical method regarding the submission of the rules of Law 13.709/2018 to the constructed analysis criterion, it was possible to conclude with the appointment of which legal provisions proved to be efficient or inefficient.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Direito. Departamento de Direito, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12336
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
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