Comportamento do aço líquido na região do menisco do molde de lingotamento contínuo, via modelagens física e matemática.

Resumo
Estuda-se, via modelagens física e matemática, os efeitos da velocidade de lingotamento; geometria do molde; profundidade de imersão; geometria e inclinação dos furos da SEN (Submerged Entry Nozzle) sobre a estabilidade do fluxo de aço na região do menisco do molde de LC e suas possíveis influências sobre a emulsificação metal-escória. Dados experimentais obtidos, via modelagem física, são agrupados por meio do parâmetro F, definido a partir da velocidade de lingotamento, da profundidade de impacto do jato contra a face estreita do molde e do ângulo de saída do jato. Simulações numéricas via programa CFX, permitem estimar a velocidade subsuperficial para as condições ensaiadas no modelo. A análise dos resultados de modelagem física e matemática permitem identificar as condições de lingotamento ideais, para duas configurações de válvulas submersas.
Descrição
Palavras-chave
Moldes, Turbulência, Válvula submersa, Mold, Turbulence
Citação
ARAÚJO JÚNIOR, E da S. et al. Comportamento do aço líquido na região do menisco do molde de lingotamento contínuo, via modelagens física e matemática. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 7, n. 1-2, p. 18-23, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.abmbrasil.com.br/materias/download/1625358.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2012.