Cultura Ouropretana ou cultura para Ouro Preto? : uma análise do alcance da infraestrutura cultural para a comunidade local.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa aborda a sociologia de Pierre Bourdieu para a compreensão dos fatores que levam os indivíduos a frequentarem bens e eventos culturais. A sociologia bourdieusiana, atribui um papel de destaque ao conceito de capital, sinônimo de poder, de vantagem, de prestígio ou de honra. Consistindo em fatores econômicos, culturais ou sociais, que permite identificar os indivíduos no espaço social. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre frequência a bens e eventos culturais e capital cultural, econômico e social dos indivíduos. Para a execução deste propósito os indivíduos foram consultados por meio de questionários aplicados nas escolas de Ouro Preto. Procurou-se investigar indicadores desses capitais atribuídos aos entrevistados através de análises estatísticas descritivas e de regressões logísticas ordinais. Os estudos mostraram que há uma relação positiva entre frequência a centros culturais e capitais culturais próprios, capitais culturais herdados e capital econômico. Além desses fatores, o aspecto social, ou, o quanto o indivíduo está inteirado com os acontecimentos da universidade, ajudam a entender que a frequência a eventos culturais, não estão necessariamente atrelados a fatores individuais ou de origem familiar. O estudo apresentado tem a intenção de contribuir para ampliar o debate sobre o acesso do público aos eventos gratuitos da cidade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Capital social, Difusão cultural, Logística, Cultura - aspectos econômicos - Ouro Preto - MG, Pierre Bourdieu
Citação
PINTO, Marco Aurélio Xavier. Cultura Ouropretana ou cultura para Ouro Preto?: uma análise do alcance da infraestrutura cultural para a comunidade local. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.