Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12279
Título: Os beneficiários do Programa Bolsa Família e a exclusão sanitária de grupos vulneráveis : um estudo em Ouro Preto/MG.
Autor(es): Dias, Isabella Oliveira Moreira
Pimenta, Paloma Patrick de Souza
Onuzik, Natália de Cássia
Faria, Marco Túlio da Silva
Tavares, Ricardo
Lima, Cláudia Aparecida Marliére de
Palavras-chave: Pobreza
Data do documento: 2017
Referência: DIAS, I. O. M. et al. Os beneficiários do Programa Bolsa Família e a exclusão sanitária de grupos vulneráveis: um estudo em Ouro Preto/MG. Revista Ágora, v. 2, p. 155-166, dez. 2017. Disponível em: <https://www.fasar.com.br/revista/index.php/agora/article/view/37>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: A pobreza engloba uma série de privações desde a insuficiência de renda à violação de outros direitos civis básicos, como o direito à água e ao esgotamento sanitário. Na busca do alívio imediato da pobreza, foi criado em 2003, o Programa Bolsa Família (PBF), o qual atende 1.405 famílias em toda a Sede do município de Ouro Preto, MG. Destas, 291 residem no bairro Morro da Queimada, uma das regiões mais pobres da cidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre os estratos de pobreza definidos pelo PBF (pobreza extrema, pobreza e vulnerável) e sua relação com as condições de saneamento (acesso à água, banheiro domiciliar e tipo de esgotamento sanitário) dos domicílios em que vivem as famílias beneficiárias endereçadas no Morro da Queimada comparadas ao restante da Sede de Ouro Preto. Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo, baseado em dados secundários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no qual empregou-se a técnica de Análise de Correspondência na busca das associações. Os resultados demonstram associação entre a situação de pobreza e más condições de saneamento dos domicílios, caracterizando um quadro de exclusão sanitária agravado conforme a severidade da pobreza, reflexo da desigualdade social que marca visualmente os espaços da urbe mineira.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12279
ISSN: 1980-0096
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Ágora estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Ágora <https://www.fasar.com.br/revista/index.php/agora/about/submissions>. Acesso em: 01 jun. 2020.
Aparece nas coleções:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BeneficiárioProgramaBolsa.pdf413,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.