Avaliação do conteúdo global de metilação do DNA e expressão de sirtuínas no pulmão de ratos Wistar.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A epigenética é definida como as mudanças reversíveis e herdáveis no genoma funcional proveniente de fatores ambientais que não alteram a sequência de nucleotídeos do DNA. Os mecanismos epigenéticos, atuam regulando a expressão de genes promovendo a reprogramação do epigenoma. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o consumo de uma dieta rica em carboidratos simples e da associação com um treino aeróbico de natação com carga, durante 18 semanas, seria capaz de induzir uma alteração no conteúdo global de metilação e na expressão de sirtuínas no tecido pulmonar de ratos Wistar. Inicialmente, 40 ratos Wistar com 35 dias de idade foram divididos em quatro grupos: Sedentário dieta controle (SDC), sedentário dieta rica em carboidratos (SDRC), treinado dieta controle (TDC) e treinado dieta rica em carboidratos (TDRC), os animais fizeram uso da dieta e do treinamento e após este período, eutanasiados. Os resultados mostraram que em todos os grupos analisados, independente da dieta consumida e do treinamento, a Sirtuina (Sirt2) foi o gene mais expresso, quando comparada à expressão de Sirt 3, Sirt4, Sirt5, Sirt6 e Sirt 7. Houve diferença significativa no conteúdo de 5-metilcitosina no tecido pulmão induzida pela SDRC ou pelo treinamento físico de natação (p<0,001). Pode-se observar também, que não houve diferenças estatísticas nos níveis de expressão de enzimas responsáveis pela metilação do DNA (Dnmt1, Dnmt3a e Dnmt3b) bem como, das expressões das enzimas que demetilão o DNA (Tet 2 e Tet 3). Analises histológicas mostraram que, em todos os grupos avaliados, independente da dieta e do treinamento, a presença de processo inflamatório no parênquima pulmonar, não compatível com pulmão de ratos considerados com uma arquitetura pulmonar normal. Não houve alteração na expressão de genes relacionados ao estresse oxidativo: Cat, MnSod, ZnSod, bem como de citocinas inflamatórias: IL6 e Tnf, corroborando os resultados das análises histológicas. Foi possível detectar no tecido pulmonar que 30% dos animais dos grupos treinados apresentaram PCR positivo para o gene rRNA 16S, enquanto que nos animais sedentários esse percentual subiu para 70%, sugerindo que o treino aeróbico de natação diminuiu a carga bacteriana pulmonar. Em conjunto, os dados obtidos nos permitem concluir que a expressão gênica dos animais está muito heterogênia dentro do mesmo grupo o que não deixou evidente diferenças estatísticas que nos permitissem sugerir mecanismos epigenéticos induzidos pelo ambiente.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Pulmões, Carboidratos, Enzimas, Educação física
Citação
PEREIRA, Luciene dos Santos. Avaliação do conteúdo global de metilação do DNA e expressão de sirtuínas no pulmão de ratos Wistar. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.