Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12156
Título: Centroides, Teorema de Pappus-Guldin e o cálculo de volume de sólidos de revolução : uma proposta para futuros professores do Ensino Médio
Autor(es): Cardoso, Imaculada Coelho da Silva
Orientador(es): Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Palavras-chave: Teoremas
Cálculo diferencial
GeoGebra - software
Cálculo integral
Data do documento: 2020
Membros da banca: Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Fonseca, Alexander Fernandes da
Ferreira, Geraldo César Gonçalves
Referência: CARDOSO, Imaculada Coelho da Silva. Centroides, Teorema de Pappus-Guldin e o cálculo de volume de sólidos de revolução: uma proposta para futuros professores do Ensino Médio. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta para calcular o volume de quaisquer sólidos de revolução de uma maneira compreensível para os alunos do Ensino Médio. A proposta visa desenvolver uma atividade baseada no Teorema de Pappus-Guldin e foi trabalhada com os graduandos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O Teorema de Pappus-Guldin é apresentado abordando seus aspectos históricos e algumas aplicações para cálculo de volume. Para tal, foi necessário realizar um estudo sobre centroide de várias figuras planas, usando alguns conceitos presentes nos livros de Cálculo Diferencial e Integral. O software GeoGebra foi utilizado constituindo-se em uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da proposta didática, ilustrando a importância de se utilizar tecnologias digitais no ensino da Matemática.
Resumo em outra língua: This dissertation presents a didactic proposal for the calculart of the volume of any solid of revolution in an understandable way for high school students. The proposal aims to develop a didactic activity baseada on the Pappus-Guldin Theorem. The proposal was applied in a class of undergraduate students of Mathematics at Universidade Federal de Ouro Preto. The Pappus-Guldin Theorem is presented adressing its historical aspects and some applications to volume calculation. A study of centroid of flat figures based on books of Differential and Integral Calculus was necessary to our purposes. The GeoGebra software was a fundamental tool for the development of the didatic proposal, illustrating the importance of using digital technologies in mathematical teaching.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12156
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CentroidesTeoremaPappus.pdf9,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.