Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11932
Título: As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil : distanciamentos e aproximações.
Autor(es): Cousiño Bareiro, Patricia Noemi
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Professores - formação
Tecnologia
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 2019
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Bertin, Marta
Cardoso, Mara Yaskara Nogueira Paiva
Referência: COUSIÑO BAREIRO, Patricia Noemi. As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil: distanciamentos e aproximações. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta investigação científica teve como objetivo principal o intuito de analisar os distanciamentos e aproximações em relação às contribuições das tecnologias na contemporaneidade para a formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Paraguai e Brasil por meio da percepção de professores formadores e futuros professores. Para tal, a pesquisa se pautou em uma revisão junto à literatura específica que versa sobre a temática, atrelada por uma pesquisa de campo que foi realizada com professores e alunos que se disponibilizaram participar voluntariamente de uma Instituição pública de formação de professores, localizada no Paraguai e outra no Brasil, sendo que os sujeitos desta pesquisa foram vinte professores/as e vinte alunos/as dos Cursos de Pedagogia, que responderam um questionário, além desse instrumento foi também realizada uma entrevista com cinco docentes e cinco discentes de cada país para aquisição de informações sob o intuito de que os dados pudessem melhor consubstanciar nossas análises e reflexões, sobre como a formação de professores lida com os distanciamentos e aproximações em relação as tecnologias na formação docente em ambos os países. Os dados demonstraram que os professores nos dois países em questão se sentem desafiados a buscar informações que ultrapassam a dimensão de apenas informar em termos do conhecimento produzido sobre o mundo, o que direciona o olhar para si mesmo sobre o modo de ensinar e aprender de modo crítico por meio das tecnologias.
Resumo em outra língua: The main objective of this scientific investigation was to analyze the distances and approximations in relation to the contributions of contemporary technologies to the formation of teachers of the early years of basic education in Paraguay and Brazil through the perception of teacher trainers and future teachers. To this end, the research was based on a review of the specific literature on the subject, coupled with a field research that was conducted with teachers and students who volunteered to participate in a public teacher training institution, located in Paraguay. and another in Brazil, and the subjects of this research were fifteen teachers and twenty students from the Pedagogy Courses, who answered a questionnaire. In addition to this instrument, an interview was also conducted with five teachers and five students from each country for acquisition. of information in order that the data could better substantiate our analyzes and reflections on how teacher education deals with distances and approximations in relation to technologies in teacher education in both countries. The data showed that teachers in the two countries in question feel challenged to seek information that goes beyond just informing in terms of the knowledge produced about the world, which directs the view to oneself on how to teach and learn critical through technologies.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11932
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TecnologiasFormaçãoProfessores.pdf917,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons