O ator-dramaturgo : perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação, denominada O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena, tem como principal objetivo a investigação da fusão, ou fronteira, das funções “dramaturgia” e “atuação” em processo de criação para teatro. Para isso, são desenvolvidas discussões acerca da crise do gênero dramático, suas aproximações com a crise do próprio gesto de escrever e a emergência da corporeidade, tendo como ponto de partida a virada epistemológica do século XIX. As discussões sobre o conceito de escrita, e sua crise no contexto contemporâneo, são realizadas a partir da filosofia crítica de Vilém Flusser, que permite reflexões que tensionam a natureza unidimensional da escrita em contraste com a natureza quadridimensional da cena teatral. A compreensão do trabalho do ator nestadissertação é norteada pelas teorias de Jersy Grotowski, cujo legado se atualiza no Brasil por meio dos estudos de Luis Otávio Burnier e o grupo que fundou, o Lume Teatro, compreensão que propõe o ator como criador, o centro psíquico e físico da sua própria arte, e, sobretudo, elaborador da sua própria dramaturgia. Os tensionamentos teóricos sobre escrita e imagem nos procedimentos de composição cênica, junto às perspectivas das poéticas do corpo, são observados no processo de criação do espetáculo “Terra sem Acalanto”, da companhia Sala de Giz, de Juiz de Fora (MG). O espetáculo em questão é objeto de pesquisa prática no qual o autor exerceu as funções de dramaturgismo e atuação.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Teatro - literatura x técnica, Corpo como suporte da arte, Autoria, Artes cênicas
Citação
PIRES, Felipe Moratori. O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.