Modelo hidrogeológico conceitual e análise da favorabilidade hidrogeológica do aquífero cárstico na região urbana de Sete Lagoas – MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Estudos hidrogeológicos em aquíferos cársticos são cada vez mais requisitados, principalmente em cidades que dependem da exploração de água subterrânea para abastecimento público. Porém, devido à alta heterogeneidade e anisotropia do carste, são necessários estudos mais específicos a fim de entender seu comportamento hidrogeológico. Este mestrado estudou a região urbana do município de Sete Lagoas, localizado em um contexto hidrogeológico cárstico, onde quase a totalidade do uso da água é subterrânea. A falta de uma gestão dos recursos hídricos adequada na cidade, aliada à complexidade do aquífero local, está agravando problemas como falta de água, principalmente durante a estiagem, resultando na perfuração de poços secos ou pouco produtivos. Devido a isso, o objetivo foi desenvolver um método para mapear a favorabilidade hidrogeológica a partir de um modelo hidrogeológico conceitual detalhado, para servir como ferramenta de gestão dos recursos hídricos subterrâneos da região. Para isso, além de trabalhos de campo, foram usados dados geológicos em superfície e subsuperfície para modelagem geológica 3D com Geomodeller, dados de testes de bombeamento (vazão específica, Q/s, e transmissividade, T), análise de sensoriamento remoto e geofísica para elaboração de mapas temáticos. Os resultados indicam que a favorabilidade hidrogeológica está correlacionada com os parâmetros: 1) densidade de lineamentos morfoestruturais e geofísicos; 2) densidade de feições cársticas na superfície; 3) espessura acumulada da zona carstificada interceptada pelos poços; e 4) taxa de recarga. As áreas mais favoráveis são aquelas onde os parâmetros se sobrepõem e possuem maior peso na classificação de favorabilidade hidrogeológica. Essas regiões estão localizadas no centro da área de estudo sobre sedimentos inconsolidados, onde a carstificação foi mais intensa, nas regiões com maior densidade de lineamentos (principalmente E-W e NE), ou próximo às lagoas e feições cársticas. As áreas menos favoráveis estão sobre as regiões pouco carstificadas, com ausência de lineamentos ou feições cársticas próximas, ou sobre espessas camadas de metapelitos na região sudeste e noroeste da área de estudo. A distribuição espacial de poços pouco produtivos por toda a área, mesmo em regiões hidrogeologicamente mais favoráveis, mostra o quanto o aquífero é heterogêneo e anisotrópico, provando a necessidade de estudos mais detalhados para análise da favorabilidade hidrogeológica em escala local. O método desenvolvido foi validado a partir da calibração com 185 valores de vazão específica e 32 de transmissividade dos poços, e mostrou-se eficaz em seu propósito de indicar zonas com maior favorabilidade hidrogeológica, podendo ser aplicado em outras regiões com contexto hidrogeológico semelhante.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Departamento de Geologia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Hidrogeologia, Aquíferos, Carste, Recursos hídricos, Geologia ambiental
Citação
GOMES, Rafael Magnabosco de Almeida. Modelo hidrogeológico conceitual e análise da favorabilidade hidrogeológica do aquífero cárstico na região urbana de Sete Lagoas – MG. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.