Metodologias ativas e formação inicial : cenas da prática pedagógica de professores de matemática.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se e como o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. Buscamos, portanto, responder à seguinte questão: Como as Metodologias Ativas utilizadas em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais se refletem (ou não) na prática docente de seus egressos? A fundamentação teórica do estudo foi construída com base nas noções de Metodologias Ativas (ARAÚJO, 2015; CECY, OLIVEIRA e COSTA, 2013 e DIESEL, BALDEZ e MARTINS, 2017), e na discussão sobre formação de professores proposta por autores como Barreto (2009) e Roldão et al. (2009). A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão, questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016, e observações de aulas dos três professores egressos. A participação dos egressos no estudo se deu em distintos níveis. Os 29 egressos que cursaram a graduação no período de 2012 a 2016 e estavam lecionando Matemática na época da pesquisa de campo foram convidados a responder um questionário on-line. Dos 15 egressos que o responderam, três foram selecionados para serem observados enquanto lecionavam e entrevistados. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desse egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se ainda um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos. Esta pesquisa gerou um Produto Educacional, no formato de livro, direcionado a professores e futuros professores de Matemática, bem como formadores de professores, no qual várias metodologias ativas são apresentadas e comentadas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino, Ensino - metodologia, Professores de matemática - formação
Citação
ALTINO FILHO, Humberto Vinício. Metodologias ativas e formação inicial: cenas da prática pedagógica de professores de matemática. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.