Dívida pública brasileira no espectro macroeconômico : uma análise no século XXI.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na busca de compreender a dívida publica brasileira interna e a sua relação com as variáveis macroeconômicas, e realizado uma abordagem teórica na primeira parte, uma análise da receita e gasto público na segunda e por fim o uso de modelos de vetores autorregressivos estrutural (SVAR) para entender a correlação entre essas variáveis. A partir disso, tem se alguns apontamentos como o explosivo comportamento do endividamento público após 2014 com a persistente fragilização macroeconômica, os aspectos da receita que impulsionam o potencial de estrangulamento fiscal, o comportamento dos juros da dívida e a Selic, como também alguns prospectos sobre essas perspectivas. Assim, a pesquisa buscou respostas no ambiente macroeconômico, na teoria e em modelos empíricos para o comportamento da fragilização fiscal e macroeconômica brasileira.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Macroeconomia, Dívida pública, Finanças públicas - Brasil, Despeças públicas, Análise de variância
Citação
DIAS, Filipe Marques. Dívida pública brasileira no espectro macroeconômico: uma análise no século XXI. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.