Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11843
Título: Influência de Azteca chartifex (formicidae) na microbiota foliar de Byrsonima sericea.
Autor(es): Brito, Marília Romão Bitar de
Orientador(es): Ribeiro, Sérvio Pontes
Moreira, Leandro Marcio
Palavras-chave: Interação inseto-planta-bactéria
Filosfera
Ecologia de microorganismos
Extrato antimicrobiano
Data do documento: 2019
Membros da banca: Ribeiro, Sérvio Pontes
Góes Neto, Aristóteles
Cristiano, Maykon Passos
Referência: BRITO, Marília Romão Bitar de. Influência de Azteca chartifex (formicidae) na microbiota foliar de Byrsonima sericea. 2019. 40 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: A interação entre formigas e microrganismos na superfície foliar de plantas hospedeiras é um aspecto negligenciado da ecologia. Há evidências de que a elevada densidade de formigas em um dado habitat foliar pode afetar substancialmente a microbiota, e a relação desta com a planta. A questão fundamental deste trabalho é determinar, ainda que de forma preliminar, até que ponto a microbiota associada a formigas dominantes e abundantes no dossel florestal poderia atuar na inibição de grupos microbianos invasivos e potencialmente entomopatógenos. Para tal, foi verificada a influência das interações entre a formiga Azteca chartifex, plantas da espécie Byrsonima sericea e bactérias Gram-positivas e Gram-negativas dos corpos das operárias e da superfície das folhas. Um ensaio do efeito inibitório das próprias bactérias e dos compostos extraídos de A. chartifex sobre Xanthomonas citri subsp. Citri (XAC 306), Staphyloccocus aureus e S. epidermidis foi realizado. Em acréscimo, foi verificado o efeito inibitório direto de bactérias mutualísticas associadas ao exoesqueleto das formigas contra bactérias das superfícies foliares de B. sericea. Finalmente, foi avaliado se as bactérias mutualísticas com as formigas e com maior potencial inibitório seriam Gram-negativas, devido às vantagens adaptativas das duas membranas deste tipo de bactéria para ocupação de ambientes extremos. Verificamos que os compostos extraídos de A. chartifex não tiveram efeito inibitório contra S. aureus e X. citri subsp. Citri. Ao contrário, os tratamentos contendo o extrato das formigas obtiveram maiores taxas de crescimento destas bactérias. Por outro lado, foi encontrado que bactérias associadas à A. chartifex tiveram maior taxa de crescimento sobre bactérias Gram-positivas associadas às folhas de B. sericeae que não possuem interação com essas formigas, portanto sugerindo potencial de inibição. Também foi detectado que a maior taxa de crescimento foi de bactérias de formigas provenientes do ninho matriz em relação aos ninhos satélites. Os filos mais representativos dos isolados das formigas foram Proteobacteria, Firmicutes e Actinobacteria. Houve maior porcentagem de Gram-negativas nos três grupos de amostras. Portanto, as formigas carregam bactérias capazes de inibir microrganismos exógenos à microbiota associada à A. chartifex, bactérias Gram-negativas seriam mais competitivas que Gram-positivas, e há um maior investimento em defesa dentro de colônias onde há maior densidade de indivíduos, que seleciona isolados mais agressivas na inibição de bactérias exógenas ao sistema.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11843
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/11/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InfluênciaAztecaChartifex.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons