Estudo da geometria e posicionamento dos enrijecedores na resistência da viga de rolamento à fadiga.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho estudou o elemento viga de rolamento, utilizado como apoio para a implantação de ponte rolante em edifícios industriais. O estudo se refere especificamente ao dano que pode sofrer o elemento quanto à fadiga, devido ao trabalho cíclico de translação de carga no comprimento do edifício industrial. O objetivo foi estudar a variação das opções de enrijecedores que podem ser utilizados no elemento tentando encontrar uma configuração que resulte em menor peso de material aplicado, tendo em vista ser o peso de aço utilizado na confecção da viga o responsável pelo valor econômico da peça. Assim, uma configuração com menor peso indicaria uma economia financeira no projeto do implemento, como também a metodologia de estudo com a simulação do implemento com a modelagem em programas de CAD – Computer Aided Design (Desenho assistido por computador) e análise em programas de CAE – Computer Aided Engineering (Engenharia assistida por computador) uma solução também econômica quanto ao projeto. Tendo se fixado à geometria e variação da quantidade dos enrijecedores, o estudo demonstrou ser possível alterar a geometria, diminuindo suas dimensões, assim como a alteração da quantidade de elementos intermediários, e assim vir a conseguir um aumento dos resultados quanto a resistência à fadiga da viga de rolamento estudada.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Viga de rolamento, Ponte rolante, Enrijecedores, Fadiga
Citação
PIMENTA, José Cláudio Canedo. Estudo da geometria e posicionamento dos enrijecedores na resistência da viga de rolamento à fadiga. 2018. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.