Estratégias de comunicação nas startups do México : fracasso, sucesso e resiliência.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No México, 75% dos empreendimentos anuais fracassam devido a fatores como deficiência na comunicação interna e externa. Esta pesquisa evidencia a importância da comunicação no ciclo de vida das startups e a relevância às estratégias de comunicação no processo de sucesso, fracasso e resiliência dos empreendedores. O objetivo é elucidar como a comunicação intervém no processo. Para cumprir esse objetivo, foi necessário refletir sobre a importância das startups na economia do México e no restante da América Latina; buscar a referenciação da pesquisa no campo da comunicação e selecionar as estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. Para a investigação, foram escolhidos dez empreendedores, dois deles representantes de startups mexicanas com maior renda anual, nomeadas pelo Wall Street como Pequenos Pôneis. A metodologia está apoiada em três etapas: aplicação de formulário on-line, realização de entrevista semiestruturada com empresários e, por fim, a análise dos dados de empresas que fracassaram no México, pois se descobriu que as falências são parte importante do processo. Em conjunto, a pesquisa destaca a relevância da comunicação nas organizações e a participação cada vez maior desta nos diversos setores empresariais.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Comunicação, Empreendedorismo - México, Sucesso nos negócios - México
Citação
CRUZ, Beatriz Daniela Flores. Estratégias de comunicação nas startups do México: fracasso, sucesso e resiliência. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.