O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG.

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Data
2018
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Resumo
O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de língua materna, Material didático, Documentos oficiais
Citação
MENDES, S. T. do P.; ALVIM, L. V. T. O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG. Caletroscópio, v. 6, n. especial, p. 101-112, 2018. Disponível em: <http://www.caletroscopio.ufop.br/index.php/caletroscopio/article/view/415>. Acesso em: 19 mar. 2019.