A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho.

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Data
2018
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Resumo
Nesta pesquisa, buscou-se conhecer o contexto da (não) inclusão de profissionais com deficiência, a partir da metodologia da Grounded Theory, que contemplou um estudo empírico no qual foram envolvidas oito empresas de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto os gestores têm dificuldades nesse processo de inclusão. Assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente pelas empresas estudadas. As contribuições desse artigo consistem em auxiliar no preenchimento das lacunas existentes na literatura quanto à utilização dessa metodologia para estudar a inclusão de deficientes no trabalho no campo da Administração, principalmente na gestão de pessoas, além de contribuir para a divulgação de algumas das potencialidades dessa metodologia para as pesquisas qualitativas.
Descrição
Palavras-chave
Lei 8.231/91 - Lei de cotas
Citação
SOARES, E. B. A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 5, n. 1, p. 97-122, jun. 2018. Disponível em: <https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/157/0>. Acesso em: 19 fev. 2019.