Obtenção de sistemas aquosos bifásicos baseados em cloreto de colina e Triton-X : uma alternativa verde para pré-concentração e especiação de arsênio.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No presente trabalho, foram obtidos dados de equilíbrio líquido-líquido de sistemas aquosos bifásicos (SABs) formados por Triton X (Triton X-100, Triton X-165 e Triton X-305) + cloreto de colina + água em diferentes temperaturas (25 °C, 40 °C e 55 °C). Observou-se um aumento da região bifásica nos diagramas de fase com o aumento da temperatura, mostrando que o processo de separação de fases é endotérmico. Constatou-se que a fase superior é rica em eletrólito e a fase inferior rica em surfactante, exceto uma das composições do sistema formado por Triton X-165, à 25°C, em que ocorreu uma inversão no componente majoritário formador de cada fase. Avaliou-se a partição de diferentes espécies de arsênio (As(III), As(V) e As(org)) em SABs formados por Triton X-100 + cloreto de colina + água à 25°C. Avaliou-se a influência do tempo de extração, do pH do meio, do comprimento da linha de amarração (CLA) e do uso de agente extrator sobre as eficiências de extração (%E) destas espécies. As espécies de As(III), As(V) e As(org) foram extraídas preferencialmente para a fase rica em cloreto de colina, com %E acima de 60% para o CLA de 36,37 %(m/m). Para o valor de CLA mais elevado (94,58 %(m/m)), obteve-se %E para o As(V) e As(org) acima de 90% para a fase rica no eletrólito, enquanto para o As(III) esse valor ficou na faixa de 70%. Com a adição do agente extrator pirrolidina ditiocarbamato de amônio (APDC), houve uma mudança no comportamento de partição desta última espécie, que foi majoritariamente extraída para a fase inferior rica em Triton X-100, mais hidrofóbica. Este comportamento indicou a possibilidade de uso destes sistemas na separação da espécie As(III) das demais espécies de arsênio (As (V) e As(org)). Verificou-se ainda a influência da hidrofobicidade do surfactante na eficiência de partição das espécies de arsênio, onde utilizou-se o Triton X-165 para preparo dos sistemas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Meio ambiente - química verde - Triton, Arsênio - especificações
Citação
SILVA, Sílvia Juliana Barros e. Obtenção de sistemas aquosos bifásicos baseados em cloreto de colina e Triton-X : uma alternativa verde para pré-concentração e especiação de arsênio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.